O Jornal que fala por você

Dores e desconfortos “comuns” podem esconder uma doença grave

Uma enxaqueca que insiste em não desaparecer, desconforto intestinal constante, sintomas de diarreia ou constipação, dores e desconfortos que vão e vem. Tratados muitas vezes como “comuns” ou manifestações de enfermidades de menor complexidade e mais familiares ao cotidiano comum da população, dores crônicas, desconfortos gastrointestinais e formigamentos podem indicar uma doença grave, a Fibromialgia.

Com predominância em mulheres, a Fibromialgia é uma patologia que de forma resumida causa defeito na interpretação da dor pelo cérebro. Com isso, o simples fato de mover um braço ou simplesmente tocar em algo se torna dor.

A Fibromialgia confunde o paciente com sintomas comuns em outras doenças. Essa “maquiagem” torna-se um obstáculo para o diagnóstico precoce, por exemplo. A Fibromialgia, em alguns casos é confundida com artrite reumatoide, por exemplo. A médica reumatologista Roberta Zawadzki Bueno explica que apenas exames específicos são capazes de identificar a patologia com exatidão. “O diagnóstico da fibromialgia, ele é clínico, então esse paciente deve procurar o médico reumatologista para que, em uma consulta, a gente consiga fazer todo o questionamento, uma boa anamnésia e um bom exame físico, para que a gente consiga fazer um diagnóstico diferencial também para esse quadro de dor crônica generalizada que o paciente vem manifestando”, explicou a especialista.

Tratamento

Segundo a especialista, o tratamento da fibromialgia é realizado com medicamentos e de outras medidas não medicamentosas. As pessoas que desenvolvem a fibromialgia obrigatoriamente devem praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral o paciente tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor. Sintomas mais comuns da Fibromialgia: dor difusa por todo o corpo; cansaço; sono não reparador; problemas de memória e concentração; ansiedade; formigamentos/dormências; depressão; dores de cabeça; tontura; alterações intestinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *