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Farol do Saber e Inovação - Foto: Lucilia Guimaraes/SMCS

Escolas participam de programa nacional

Dez escolas da rede municipal de ensino vão participar do programa Escolas Criativas, que busca incentivar práticas pedagógicas inovadoras, criativas e inclusivas para crianças de 6 a 12 anos

Os nomes das unidades foram divulgados na sexta-feira (13/8). Farão parte do programa as escolas municipais CEI Professor José Cavallin (Regional Bairro Novo), CEI Anísio Teixeira (Boa Vista), CEI David Carneiro (Boqueirão), CEI América da Costa Sabóia (CIC), Omar Sabbag (Cajuru), Caramuru (Matriz), Tomaz Edison Vieira (Pinheirinho), Campo Mourão (Portão), Vinhedos (Santa Felicidade) e Margarida Orso Dalagassa (Tatuquara).

O Escolas Criativas, articulado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), tem apoio da Fundação Lemann e da Lego Foundation. A rede municipal foi selecionada em junho para participar do programa pelos próximos quatro anos.

O Escolas Criativas pretende beneficiar, em todo país, 500 mil crianças, com soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação mais criativa, colaborativa e inclusiva em redes públicas de ensino do Brasil.

As propostas das unidades interessadas em participar foram avaliadas por uma comissão técnico-pedagógica, com representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos dez Núcleos Regionais.

Mão na massa

Realizada desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com oficinas maker nos Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis e ações em salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade consistente na rede municipal de ensino de Curitiba.

Em abril, a Secretaria Municipal da Educação deu mais um passo para manter essa dinâmica nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao assinar Termo de Cooperação Técnica com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, via Fundação Lemann, para a adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município. Isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades manterão a linha do “faça você mesmo”, estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades, como os projetos desenvolvidos nos faróis.

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