Panela de R$ 1.200,00
Pergunta!!!! Você pagaria a bagatela de R$ 1.200,00 em uma panela? – Não!
Você não leu errado, isso mesmo, mil e duzentos reais em uma única panela, uma “simples” panela. Voce deve estar pensando, esse Chef deve ter batido com a cabeça na bordinha do da bancada de aço inox e enlouqueceu de vez! Mas como é que eu pagaria mais de mil reais, suados reais, em apenas uma panela? Calma pequeno gafanhoto, eu explico, vamos ver se eu te convenço e daí no final da matéria você tira as suas próprias conclusões e talvez tire este escorpião do bolso e se empolgue em investir seu rico dinheirinho em um produto carregado de boas histórias e de uma qualidade ímpar.
Bem, vamos começar a divagação, esta tal panela em discussão de valor exorbitante e não alcançável para a maioria dos afegãos médios no nosso Brasil brasileiro tem aproximadamente 18 centímetros de diâmetro e com capacidade para mais ou menos 2 litros, é feita de ferro fundido e esmaltado e segundo o fabricante dura a vida toda, sim meus amigos isso mesmo, a vida toda! Mas e quando eu morrer? Como é que fica? E quem é que fica com a herança? Ora, deixe para o seu discípulo na cozinha.
Esta panela é da marca francesa Le Creuset, criada em 1925, pelos empresários, Armand Desaegher e Octave Aubecq, a princípio para produzir utensílios de cozinha, para isso combinaram suas experiências em fundição de ferro e produção de esmalte para criar produtos únicos e de altíssima qualidade, seu maior sucesso são as panelinhas denominadas “Coccotes”, muito simpáticas e especiais para uma apresentação memorável, aliás todas as panelas vão do fogão direto para mesa, deixando assim as refeições muito mais sofisticadas e elegantes.
A fama da marca chegou aos Estados unidos na década e teve como sua célebre principal cliente e entusiasta a atriz Marilyn Monroe, esta tinha uma coleção que fora vendida em 1999 em um leilão por “míseros” $25.000,00 (dólares).
Claro que se a Marilyn se encantou com os produtos dos amigos Creuset, imaginem nós pobres cozinheiros tupiniquins, ora se você, assim como eu ama cozinhar e adora servir bem, deve conhecer estas panelas e lhes digo mais, devem sim, economizar uns tostões para adquirir uma peça, de preferência de cor laranja fogo, igual as primeiras lançadas, que em minha humilde opinião de cozinheiro são as mais bonitas até hoje, mas claro que se você tiver a oportunidade de entrar em uma loja da Le Creuset, ficará!!! Assim como eu, toda vez que visito embasbacado com tamanha formosura das cores disponíveis hoje em dia, sério senhores! É uma mais bonita do que a outra, tem azul turquesa, tem vermelho Ferrari, tem verde, tem branca (estas também são minhas paixões), tem preta, tem cinza, enfim…. “Tudo coisa chic bem”.
Ahhh! Mas você deve estar se perguntando, tá e será que vale a pena pagar tão caro em uma panela somente pela “boniteza”dela, claro que não né mané; além de serem lindas os preparos feitos neste tipo de panela realmente ficam muito mais gostosos, duvida? Vou te dar alguns dados então, o ferro é o melhor condutor de calor que existe, além disso as tampas são muito bem desenhadas para que você possa leva-las direto do fogo até ao forno, o que te proporciona grelhar e assar tudo em uma mesma panela, ou seja praticamente duas em uma, não!! Três em uma por que você pode também só leva-la diretamente para o forno, tendo assim uma assadeira para seus pães de fermentação natural, aqueles que você fica vendo vídeos no Youtube de um monte de guru da panificação, ficarem maravilhosos. Te convenci? Espero que sim, repito vocês como cozinheiros fantásticos que são, ter pelo menos uma.