Obra contra enchentes no Xaxim passa no primeiro teste
A bacia de contenção do Ribeirão dos Padilhas no Xaxim recém-concluída pela Prefeitura teve seu primeiro teste com a forte chuva da segunda-feira (18/1), e foi aprovada por moradores da região
Na tarde da segunda-feira (18/1), Curitiba teve 64,6 mm de precipitação acumulada, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná. Em outros tempos, seria o suficiente para extravasar as águas do Córrego Jardim Esmeralda, um dos afluentes do Ribeirão dos Padilhas. Desta vez, as águas pluviais ficaram contidas na nova bacia, com vazão controlada.
“O Córrego jamais estaria [baixo] assim em outras chuvas e eu já estaria fechando o portão de contenção. Ficou maravilhoso”, conta a diretora de um Centro de Educação Infantil nas proximidades do córrego, Neira Carmem Araújo da Silva, 48 anos.
Ela coleciona histórias de alagamentos na rua de seu estabelecimento e acompanhou esperançosa o andamento das obras, que teve início em julho de 2020 e foi concluída na primeira semana de janeiro. Neira conta que já chegou a precisar da ajuda dos Bombeiros para tirar as crianças da escola, em 2011 e os vizinhos narram enchentes de até 1,5 metro acima do nível da rua.
Controle da vazão
A intervenção no Xaxim é uma das quatro bacias de contenção que estão sendo implantadas no Ribeirão dos Padilhas. As estruturas funcionam como reservatórios para reter água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão, diminuindo o potencial destrutivo do rio em períodos chuvosos. As obras fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Além da intervenção no Xaxim, também foi entregue a bacia de contenção na altura do cruzamento das ruas Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, no Parque do Semeador, no bairro Sítio Cercado. As duas bacias de contenção entregues têm a capacidade de acumular 16.600 m³ de água.
LEGENDA: A bacia de contenção do Ribeirão dos Padilhas no Xaxim recém-concluídas pela Prefeitura teve seu primeiro teste com a forte chuva da segunda-feira (18/1)
Foto: Divulgação