O Jornal que fala por você

Mesmo com descrédito dos políticos muitos dos novos insistem em fazer promessas

Tenho acompanhado pelas redes sociais e agora pelos programas de rádio e televisão pronunciamentos de candidatos e verifico que entra campanha, sai campanha e a “lenga, lenga” é a mesma

Candidatos apresentando planos fora das atribuições que competem as funções para as quais solicitam votos. Prometem o que não podem fazer, imaginando que os eleitores se deixarão levar. A maioria dos eleitores é esclarecida e sabe das limitações de prefeitos e vereadores. Há alguns anos os prefeitos eram poderosos faziam e desfaziam o que bem entendiam, mas, surgiram leis rigorosas que controlam as suas ações.

Há a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. Há uma fiscalização rigorosa. Mesmo assim seguidamente ouvimos informações de atividades irregulares por parte de detentores de cargos eletivos. Curitiba é a cidade com maior número de candidatos a vereador do Brasil. Dia destes numa roda de conversa na Avenida Luiz Xavier a chamada e famosa “BOCA MALDITA” que se destaque perdeu a sua identidade de eleger e derrubar políticos, de eleger e derrubar dirigentes de clubes de futebol, de derrubar treinadores e outras coisas mais com nove participantes sendo cinco candidatos a vereador.

Ali ao lado mais um candidato com uma caixa de som tocando suas propagandas. São muitos candidatos e a qualidade na maioria é de nível limitado. Também é a cidade com o maior número de candidatos a prefeito. Soube serem dezesseis os postulantes, mas, destes poucos com reais possibilidades de votações mais expressivas. Pelo que tenho ouvido o risco de elevado número de abstenções é grande. Não há aquele entusiasmo em torno da futura eleição. Mais uma vez afirmo a posição de ser partidário de eleição única de presidente a vereador de cinco em cinco anos com direito a apenas uma reeleição para este ou aquele posto. Se quiser continuar na política tem que mudar de função.

Isto abriria caminhos para renovação de nossas casas legislativas. Também defendo que deveriam ser diminuídas as bancadas de deputados sejam estaduais ou federais e vereadores. São muitos causando gastos desnecessários. A nossa democracia é cara, muito cara. As mudanças são difíceis porque os interesses dos que estão no poder não podem ser atingidos. Como brasileiro de fé acredito que um dia poderão surgir transformações que façam o pais sério e respeitado.

José Domingos Borges Teixeira (Zé Domingos) Rádio Cidade Curitiba – AM 670, Internet, face book e aplicativos Rádio Cidade Paranaguá – FM 97.3 de segunda a sexta feira das 17 às 19 horas Cidade Esportiva e transmissões de jogos, telefone (41) 99972-0129 – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.

Descrédito, Políticos, Promessas, redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *