O Jornal que fala por você

Consumo residencial cresce 3,2% no estado

Segmento foi o principal responsável pelo aumento no consumo do mercado cativo

O consumidor residencial foi o principal responsável pelo aumento no consumo de energia do mercado cativo da Copel em 2019, na comparação com 2018. A distribuidora de energia da Companhia vendeu 3,6% a mais a esta classe do consumo na comparação dos dois anos. A classe rural também teve crescimento de 3,2% na mesma comparação. Os dados são do balanço do Mercado Fio da Copel, divulgado no dia 4 de fevereiro de 2020.

Consumidor cativo é aquele que compra, necessariamente, energia da concessionária que distribui para sua região. Somente no quarto trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a classe residencial registrou aumento de 5,6% no consumo.

Entre as causas está o calor e o aumento de 1,9% no número de clientes. Já o consumo rural registrou aumento 10% na comparação dos dois trimestres.

Mercado fio
A Copel registrou um aumento de 3,3% no seu mercado fio em 2019 na comparação com 2018. Este mercado inclui toda energia que passa pela rede de distribuição da empresa – tanto a energia fornecida a consumidores cativos quanto consumidores livres (empresas com demanda maior que 500 kW, que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no mercado livre).

Já na comparação dos últimos trimestres dos dois anos, o aumento do mercado fio da Copel foi de 4,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *