Estudantes conhecem projetos de educação ambiental
A Escola Municipal Irmãos Rebouças, localizada na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba, vai receber uma horta comunitária e colmeias de abelha sem ferrão para um jardim de água e mel em 2025. O anúncio para os alunos foi feito durante a visita da diretoria da Sanepar à instituição para a entrega de presentes de Natal, adquiridos com doações em dinheiro feitas pelos empregados da empresa.
A Escola fica na mesma rua em que funciona a Sede Administrativa da empresa e leva o nome dos primeiros engenheiros negros do Brasil, cuja atuação também se estendeu ao setor de saneamento.
“Para a escola, será um momento de avanço significativo na vivência da preservação ambiental. Temos grande expectativa em relação a esses projetos educativos ambientais da Sanepar porque sabemos o quanto o aprendizado é facilitado se existe a conexão com o concreto, com a oportunidade de se conhecer as coisas na prática”, disse a diretora da Escola, Mônica Jakobs Korte, que há 15 anos trabalha na instituição.
Atualmente, mais de 400 alunos frequentam a Escola, que atende desde estudantes da 1ª a 5ª séries, turmas de Classe Especial e de Educação de Jovens e Adultos. “O contexto da nossa escola é variado, com muitos dos nossos alunos vindos da comunidade da Vila Torres, que fica na vizinhança, mas recebemos também estudantes que vem de outros países, como a Líbia, Venezuela, Cuba e Haiti”, afirma Mônica.
“Há famílias em situação de vulnerabilidade e a parceria com a Sanepar certamente trará resultados muito positivos. Hoje mesmo, recebendo os presentes de Natal doados pela empresa, já temos essa diferença acontecendo. Para muitas crianças, esse é o único presente que receberam durante o ano”, acrescenta.
Durante os meses de novembro e dezembro, empregados da Sanepar autorizaram descontos na folha de pagamento para a aquisição de presentes de Natal. Com a ação, todas as crianças da Escola Municipal Irmãos Rebouças receberam presentes e os funcionários receberam panetones.
Do evento, participaram os diretores Fernando Guedes (Administrativo), Julio Gonchorosky (Meio Ambiente e Ação Social) e Bihl Zanetti (Comercial). Também estiveram presentes a vice-diretora da Escola, Suellen Priscila Dal Santo, alguns empregados da Sanepar, participantes da ação, além da coordenadora do Voluntariado da Companhia, Lucilene Costa, e da coordenadora de Desenvolvimento Pessoal da Sanepar, Ivone Pasenko.
As ações de Natal na Sanepar estão sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas (GGPS), ligada à Diretoria Administrativa. Na GGPS, o Serviço Social é a área que organiza esse trabalho, com empenho especial das assistentes sociais da empresa. Nesta edição, a coordenação das atividades foi de Tammy Romaguera da Silva e de Claudete Goncalves dos Santos Apfelgrun.
Sanepar entrega presentes de Natal e anuncia projetos de educação ambiental para escola vizinha à sede no bairro Rebouças
Foto: André Aguiar/Sanepar