O Jornal que fala por você

Empresas locais participam de uma das maiores feiras de alimentos da América Latina

A Invest Paraná levou empresas paranaenses para uma missão internacional em uma das principais feiras voltadas ao setor de alimentos e bebidas da América Latina. A ExpoAlimentaria 2024 aconteceu em Lima, no Peru. Será a primeira vez que a agência de atração de investimentos do Estado participa do evento.

Além da exposição de produtos, foram realizadas rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países e um seminário. A participação foi possível graças a um pedido da Invest Paraná ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), um dos entes responsáveis pela participação de empresas brasileiras em eventos no Exterior. O Mapa, que abriu um edital voltado apenas para empresários, aceitou a demanda apresentada pela agência do Estado para representar o Paraná.

A comitiva liderada pela agência é composta por representantes da própria Invest Paraná, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sistema Ocepar e da Cooperativa Witmarsum.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo foi levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior.

“De forma inovadora, levamos empresas que não tiveram a oportunidade de exportar. Algumas nunca participaram de feiras internacionais, como as empresas do VRS [Vocações Regionais Sustentáveis, programa da Invest Paraná que estimula a profissionalização de pequenos produtores]. É a consolidação do trabalho que estamos fazendo, de dar maturidade para essas empresas pensarem no mercado internacional”, afirma.

“Sozinhos, eles têm medo, têm receio de sair para o mercado internacional. Então nós, de forma organizada, fazemos uma curadoria com eles para que iniciem essas exportações, de não ficarem só com o mercado brasileiro, mas podendo explorar mercados internacionais”, acrescenta.

Aconteceram 14 rodadas de negócios entre empresários paranaenses e internacionais, de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos, ação possível graças ao apoio do setor comercial consular da embaixada brasileira no país. São importadores que, sabendo que tipo de produtos seriam levados para a feira, solicitaram os encontros. A Invest Paraná também irá promover um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o  Peru, na sede da embaixada brasileira.

Além da exposição de produtos, foram realizadas rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países

Foto: Invest Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *