O Jornal que fala por você

Médica-veterinária alerta sobre doenças oculares

Embora pouco divulgado, as doenças oculares em pets são relativamente comuns e podem variar em gravidade, desde problemas menores que causam mínimo desconforto até condições mais graves que podem levar à perda da visão. Com base nisso, Elaine Mello, médica veterinária especializada em Oftalmologia listou algumas doenças oculares mais comuns em cães e gatos:

Conjuntivite – pode ser causada por uma variedade de fatores e pode afetar um ou ambos os olhos e pode ser causada por ressecamento ocular, infecção viral, alergias, irritantes do ambiente. Entre os sintomas estão: olhos vermelhos, secreção ocular, piscadas frequentes e coceira. O tratamento dependerá da causa inicial da conjuntivite, a qual pode ser descoberta à partir de testes oftálmicos.

Catarata – impede que a luz passe e chegue até a retina, resultando em visão turva ou perda de visão, e pode afetar cães, coelhos, aves e em menor frequência os gatos, causada por predisposição genética, idade avançada, diabetes. Os sintomas são: opacidade no centro do olho e dificuldade para enxergar. O tratamento exige cirurgia de remoção da catarata e implante de lente intraocular.

Glaucoma – pode causar danos na retina e nervo óptico, além de resultar na perda da visão. Existem dois tipos de glaucoma, o primário que ocorre por predisposição genética, e o secundário causado por outras doenças oculares. Entre os sintomas estão: olhos vermelhos, visão turva, pupila dilatada, dor nos olhos. O tratamento é feito {a base de medicamentos para reduzir a pressão ocular, cirurgia.

Úlceras de Córnea – bastante comuns em pets, especialmente em cães de focinho curto e pálpebras grandes, e podem ser extremamente dolorosas, podendo levar a complicações graves se não tratadas adequadamente”, explica a médica. Dor, piscadas frequentes, secreção ocular, opacidade na córnea e olho vermelho são os sintomas, causados por traumas, olhos secos, cílios mal posicionados. O tratamento é medicamentoso ou cirúrgico a depender da gravidade da úlcera.

Cães Shih Tzu, Pug, Buldogues, Cocker Spaniel, Poodle, Labrador Retriever, Boxer e Schnauzer e gatos Persa, Maine Coon, Birmanês e Siamês são as raças mais predispostas a desenvolver doenças oculares devido a fatores genéticos e características anatômicas específicas. Conhecê-las pode ajudar os proprietários a monitorar melhor a saúde ocular de seus pets e a buscar cuidados preventivos adequados. A veterinária explica aos tutores que o monitoramento atento e cuidados preventivos adequados podem evitar muitos dos problemas oculares, garantindo a visão e uma melhor qualidade de vida para o pet.

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *