Um passeio pelo tempo em nossa maravilhosa Curitiba
Por José Domingos Borges Teixeira (Zé Domingos)
Incrível parece estarmos vivendo apressadamente ou é o tempo que está correndo mais do que o normal! Resposta difícil, mas, a verdade que situações que parecem ter ocorrido ontem aconteceram há anos. Será que a idade influência no apressar do tempo! Acho que sim, pois, quando tínhamos dez anos queríamos ter dezoito para sermos homens, maiores, nos mandarmos e para chegarmos aos dezoito a demora era grande parecia uma eternidade.
Faço estas citações para destacar que estarmos novamente em final de ano e observamos os preparativos para Natal e passagem de ano. Nas conversas a opinião quase unanime de que este ano passou muito rápido. No ano passado ouvíamos os mesmos comentários. Recentemente ouvi alguém comentar de que um cientista afirmou que o tempo está mesmo sendo mais rápido e assim o será daqui para frente.
Feitas estas colocação afirmo que diante a emoção da aproximação do Natal trago mais algumas recordações da linda, querida, verdadeira paixão Curitiba.
SOU DOS TEMPOS do “NATAL ENCANTADO” das Lojas Hermes Macedo. Durante os meses de novembro e dezembro as lojas se transformavam com decoração especial da época da data do nascimento do “MENINO JESUS” dando um clima de emoção aos que as visitavam.
Era também festivamente comemorada a chegada do PAPAI NOEL em helicóptero normalmente no estádio do Coritiba onde eram distribuídos presentes acompanhados de shows artísticos para as crianças.
Lojas Hermes Macedo com endereço tradicional na Rua Barão do Rio Branco esquina da Rua José Loureiro. No andar superior ao da loja funcionava a Rádio Guairacá – ZYM 5 a voz nativa da terra dos pinheirais uma das mais emissoras paranaenses em sua época.
Hermes Macedo com cento e oitenta lojas espalhadas por todo o Brasil daí o slogan – “DO OIAPOQUE AO XUI, DE NORTE A SUL HERMES MACEDO”.
As ruas eram ornamentadas com as marcas natalinas, havia concursos das casas e ruas melhor decoradas com apoio da Prefeitura de Curitiba, edifícios inteiros iluminados com motivos da época, jantares comemorativos, jogos de futebol entre seleção de jogadores paranaenses com atuação em outros estados e seleção local, peças teatrais, enfim um clima especial que começava neste mês de novembro e se estendia até os primeiros dias do ano seguinte. Nos dias atuais ainda existem promoções, mas, não com a pompa e o romantismo dantes. Salve, salve, NATAL está chegando.