Tudo permanece igual
Por Mary Derosso
No Bairro do Xaxim, e vou falar apenas de alguns casos, já são conhecidos da população, faz muito tempo, existem três ruas, que até hoje a Prefeitura de Curitiba não deu solução aos problemas, que já são de conhecimento das autoridades.
Rua Gabriel Frecceiro de Miranda: esta importante rua faz a ligação do bairro do Xaxim com a Vila São Pedro. Local de estabelecimentos comerciais, de residências e escolas de grande porte, por onde passam diariamente carros, ônibus do transporte coletivo, vans escolares, caminhões, motocicletas. Na época do ex-vereador João Claudio Derosso foi feito um estudo para melhorias desta rua, mas houve a mudança do Prefeito, devido às eleições e, para o então, Prefeito Gustavo Fruet, os comerciantes e moradores enviaram ao Prefeito um abaixo- assinado solicitando mais segurança para o trânsito existente. Foi sugerida a implantação de um binário, que atenderia tanto a rua Gabriel Frecceiro de Miranda, a rua Eurico da Fonseca e a rua Francisco Derosso, além de travessia elevada e lombadas. Após várias visitas feitas pelo secretariado de Fruet, a resposta recebida foi de que, com a construção do Shopping na Linha Verde estas obras de melhorias seriam feitas pela administração do Shopping. A administração Fruet terminou e nada foi feito.
Na administração Greca, mais uma vez, o abaixo-assinado foi levado ao Prefeito Rafael Greca e, a resposta foi a mesma, a administração do shopping iria realizar as melhorias e, o shopping foi inaugurado, o Prefeito está na metade do segunda mandato e nada foi feito.
Na Rua Oswaldo Nascimento Bitencourt, rua onde estão localizadas duas creches, a Creche da Associação Acácia e a CMEI Tapajós II, com grande número de crianças e, portanto, um fluxo de veículos de pais e de vans escolares, além de estar localizada a Praça Imer Colares Marques, local de frequência constante de criança e adolescentes. Por várias vezes os moradores solicitaram aos vereadores que representam o bairro, a instalação de lombadas para coibir a velocidade dos veículos e travessia elevada, para facilitar a travessia das ruas pelas crianças e idosos, mas nada foi feito até hoje.
Na Rua Chanceler Oswaldo Aranha está o CMEI Tapajós e a Escola Municipal Tereza Matsumoto, onde mais uma vez o descaso para com as crianças que, frequentem diariamente estas escolas, se faz presente. Por várias vezes foi solicitada a instalação de uma travessia elevada em frente ao CMEI Tapajós, onde crianças de até 5 anos atravessam a rua com seus pais, tanto na entrada como na saída do dia letivo. O grande número de veículos que por ali circulam, colocando em risco de acidentes e de morte crianças e adultos. Nada até hoje foi feito, ou uma solução dada.
A população aguarda ansiosa a soluções destes problemas, aqui relatados.