Tudo está nas mãos de Deus
Na mitologia grega fala-se de um deus de nome Cronos, o senhor do tempo que era impiedoso, sobretudo por seu aspecto destrutivo. Esse deus controlava o tempo que rege os destinos de todos e domina a tudo e, portanto, pode então devorar tudo quando desejar.
Do nome “Cronos” temos em português a palavra “cronômetro”, um modo de contar o tempo milimetricamente e que nos dá a impressão de que, por isso, podemos dominar o tempo e ser senhores dele. Cronos era o deus do tempo por excelência e por isso a presença muitas vezes de uma ampulheta em suas mãos.
Já para os cristãos, quando nos referimos a Deus que tudo sabe, tudo pode, tudo governa, preferimos usar a palavra “Kairós” que, diferentemente de “Cronos”, Kairós diz respeito a uma contagem do tempo especial no qual a graça de Deus se manifesta.
Kairós significa momento oportuno, ocasião certa, oportunidade; enquanto Cronos significa o tempo físico e cronológico, compreendido como anos, meses, dias, horas, minutos e segundos. Kairós se refere a uma experiência temporal única, na qual percebemos o momento oportuno em relação a determinado objeto, processo ou contexto. Kairós revela o momento certo para a coisa certa, a melhor oportunidade, o momento crítico para agir, a ocasião certa e apropriada.
Estamos no início de ano e temos essa impressão de que podemos recomeçar e numa temporalidade diferente. Fazer novas escolhas e procurar fazer diferente do modo como agimos no ano anterior.
Portanto, que esse ano novo seja um tempo de mais calma em nossas vidas e que possamos experimentar o aroma e o sabor de cada segundo de nossa existência e desacelerar para não perder de vista as belezas e maravilhas da paisagem na janela da viagem de nossas vidas.
Pe. Osni dos Anjos
Reitor do Santuário São Francisco de Assis
Contato: pe.osni@gmail.com