Reformada, casa encantada é entregue ao público
Entrega da revitalização da Casa Encantada do Bosque Alemão
As canções e histórias para crianças estão de volta ao Bosque Alemão. Depois de passar por uma revitalização, a Casa Encantada das bruxas – professoras da rede municipal fantasiadas, especializadas em contar histórias da literatura infanto-juvenil – reabriu ao público.
A revitalização do espaço começou em junho, com investimentos de R$ 116,3 mil. Os serviços incluíram a troca das telhas, substituição de ripas, caibros e testeiras deterioradas, pintura, lavagem dos revestimentos em pedra, entre outras benfeitorias.
O Bosque Alemão, Memorial da Imigração Alemã, é uma área de fundo de vale de 38 mil m² com mata nativa. A biblioteca construída no centro do terreno, mais conhecida como Casa Encantada ou Casa da Bruxa, foi inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.
Para chegar ao local, os visitantes percorrem uma trilha formada por painéis de azulejos gravados com trechos e imagens da história de João e Maria (Hänsel und Gretel, no original em alemão), um dos contos mais populares da literatura infantil, coletado da tradição oral pelos Irmãos Grimm, em 1812.
A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Escolares de Curitiba e possui acervo de livros destinado ao público infantil, disponíveis para empréstimo. Também realiza atendimento às escolas e à comunidade em geral, com contações de histórias.