O Jornal que fala por você

Por uma feliz novidade

A Carta Apostólica do Papa Francisco sobre o significado do Presépio é como um convite à simplicidade e um apelo a seguir pelo caminho da humildade e do despojamento que parte da manjedoura de Belém

Parte-se da ideia de que, para os cristãos, o Natal não é somente um dia, mas todos os dias podem ser Natal.

Segundo a tradição, foi São Francisco de Assis quem primeiro montou o Presépio. Na sua Carta sobre o significado do Presépio, o Santo Padre escreve com pormenor, citando as “Fontes Franciscanas”, o que aconteceu em Greccio, assinalando que na representação do Natal, daquele dia 25 de dezembro, as pessoas que a viram manifestaram uma alegria indescritível. O Papa escreve que São Francisco de Assis “celebrou solenemente a Eucaristia sobre a manjedoura, mostrando também deste modo a ligação que existe entre a Encarnação do Filho de Deus e a Eucaristia”.

Com a simplicidade daquele sinal, S. Francisco realizou uma grande obra de evangelização. O seu ensinamento penetrou no coração dos cristãos, permanecendo até aos nossos dias como uma forma genuína de repropor, com simplicidade, a beleza da nossa fé. Aliás, o próprio lugar onde se realizou o primeiro Presépio sugere e suscita estes sentimentos. Greccio torna-se um refúgio para a alma que se esconde na rocha, deixando-se envolver pelo silêncio.

O Papa se refere na sua Carta Apostólica às figuras e aos “vários sinais do Presépio para apreendermos o significado. Precisamente, na noite que, por vezes, envolve a nossa vida, Deus não nos deixa sozinhos, mas a sua proximidade traz luz onde há escuridão.

As paisagens são também um sinal referido por Francisco, em particular, “as ruínas de casas e palácios antigos” que se tornam “habitação da Sagrada Família” em algumas representações. Estes cenários demonstram que “Jesus é a novidade no meio dum mundo velho” ao qual “veio para curar” a “nossa vida e o mundo”.

Nos encaminhamos para os últimos meses do ano e acreditamos que é necessário, despois de um longo ano de provações e dificuldades, recordar que a vida sempre renascerá e que cada gesto de fraternidade, por mais humilde e simples que seja, tal como no Presépio, torna possível ser de novo Natal. Podemos desde já, ir preparando nossa casa, mas principalmente, o nosso coração. Deus abençoe a todos.

Pe. Osni dos Anjos Reitor do Santuário São Francisco de Assis Contato: pe.osni@gmail.com

Caminho, Coluna, , Feliz, Momento, Novidade, Presépio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *