Pedestre é prioridade em projeto de avenida
Entorno da estação-tubo Silva Jardim, na República Argentinas
Os entornos das novas estações-tubo ao longo da Avenida República Argentina, nos pontos em que estão sendo realizadas as obras do Ligeirão Norte Sul, resgatam um conceito de planejamento de vanguarda já aplicado em Curitiba: priorizar o pedestre na ocupação do espaço urbano.
Os projetos da estação-tubo Silva Jardim, do entorno da Igreja do Portão e, em breve, da estação Itajubá, com trechos elevados com mínima segregação de pistas, induzem a um novo comportamento de pedestres, motoristas e demais cidadãos em diferentes modais.
As áreas compartilhadas são marcadas por pisos com padrões diferentes em texturas e tamanhos. Isso permite a prioridade da circulação de pedestres em relação a veículos de passeio, bicicletas e motocicletas. É o carro devolvendo ao cidadão seu espaço de convivência e circulação.
O conceito aplicado no projeto atende à Certificação Greenroads®, um dos requisitos de sustentabilidade previstos no contrato de financiamento do New Development Bank (NDB), do qual o eixo Sul é contrapartida do município às futuras obras do Eixo Leste-Oeste. Recomendada pelo NDB, a certificação é emitida pela GreenroadsInternational, corporação independente sem fins lucrativos que promove a educação e iniciativas de sustentabilidade para infraestrutura de transporte.
O formato resgata o espaço urbano acalmado e pertencente as pessoas, e não aos veículos motorizados. As vias compartilhadas remetem às cidades medievais europeias, onde até hoje ainda restam fragmentos dos espaços comuns com áreas de lazer, gastronomia, convívio social, comércio e serviços, com circulação de veículos leves e em baixa velocidade.
Nas vias lentas da República Argentina, essa ação tem mais ênfase em três pontos chaves: no cruzamento com a Silva Jardim, em frente à Igreja do Portão e na estação tubo Itajubá, no Novo Mundo. Sem o protagonismo do carro, a área ganha novos usos além do trânsito, proporcionando melhor convivência entre moradores, pedestres e ciclistas, humanizando a via e aumentando a qualidade do espaço.