O Jornal que fala por você

Parque dos Tropeiros abrigará Universidade

O antigo galpão do Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba, vai abrigar um Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) especial

Com R$ 800 mil em investimentos por parte da Secretaria Municipal da Educação, o espaço está em fase final de obras.

“Será nossa universidade livre do professor, um espaço que pertencerá à categoria e contribuirá para o desenvolvimento profissional”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O CDP Parque dos Tropeiros é composto do galpão e da área do entorno, onde haverá espaço para estacionamento.

A área é de 4,1 mil metros quadrados. No térreo há um auditório com palco, com capacidade para trezentas pessoas, além de três salas de aula, cada uma com espaço para 45 participantes.

Em cima, no mezanino, estão sendo finalizadas mais quatro salas (duas para 70 pessoas e duas para 45 pessoas). Também há banheiros e espaços para alimentação.

Veredas
A formação profissional na rede municipal de ensino é realizada por meio do programa Veredas Formativas, que a partir deste ano também oferta vagas à comunidade.

Do total de vagas – 144 mil aos profissionais da rede -, uma fatia de 20% será para a população em geral. “Reforçamos o convite para todo o público interessado nos temas da educação”, frisa a secretária.

As ações incluem cursos, palestras, workshops, seminários, entre outros.

Os temas disponíveis para a educação são variados, desde inovação e informática até primeiros socorros, língua portuguesa e pedagogia na educação infantil.

Autonomia
O Veredas permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada.

O programa foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017, com os servidores da rede municipal de ensino, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional.

“Cada um escolhe seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, afirma Maria Sílvia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *