O valor da amizade
A cada ano, ao iniciarmos a quaresma, a Campanha da Fraternidade nos motiva a refletir durante o período, sobre um tema de importância na vida comunitária. Esse ano, o convite é refletir sobre a amizade. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, “Somos todos irmãos”, a Campanha da Fraternidade tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
O tema e o lema nos levam a refletir e, consequentemente nos posicionarmos de modo diferente sobre a divisão, o ódio, as guerras e a indiferença que têm marcado as famílias, a sociedade brasileira e o mundo.
Dentro do caminho penitencial, propõe-se durante esta Quaresma uma estrada de conversão que toque nossas relações de amizade social, reconhecendo a vontade de Deus de que todos sejamos irmãos e irmãs.
Percebemos sinais de inimizade em várias instâncias de vida social quando lidamos com as rupturas familiares, os conflitos entre amigos, as violências digitais, simbólicas, verbais e até físicas.
O convite é para adentramos neste tempo de reflexão profunda despertando para o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, para que Jesus Cristo, nosso grande amigo, nos inspire para construir a paz e que ela seja uma realidade entre todas as pessoas e as nações.
Dentre os objetivos está o de redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
Mas também ir mais além, conscientizando sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações. E, sobretudo, incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.
Que neste tempo todos nós possamos refletir sobre nossas amizades, perdoar, e construir laços firmes de verdadeira fraternidade.