O SANTUÁRIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS – UM LUGAR CONVIDATIVO À VIDA DE ORAÇÃO
Pe. Osni dos Anjos
O Santuário São Francisco de Assis, localizado à Rua Francisco Derosso, 715, no Xaxim, possui uma linda história que se mistura à formação do bairro e à chegada das famílias que ali foram se instalando.
Foi no ano de 1955 que surgiu a idéia de uma capela na Vila Xaxim, neste mesmo ano o Arcebispo metropolitano Dom Manuel da Silveira D´Elboux celebrou a primeira missa e o Sacramento do Crisma ao ar livre no meio da mata no local da futura capela.
A paróquia São Francisco de Assis foi criada em 1967, sua instalação definitiva se deu no dia 14 de maio de 1967, quando tomou posse seu primeiro pároco Pe. Miguel Ângelo Romero.
Atualmente, fazem parte do Santuário 04 capelas: Capela Nossa Senhora Aparecida, Capela São José Operário, Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Capela Sagrada Família. São muitos os grupos das pastorais e movimentos que, juntamente com o atual pároco, Pe. Osni dos Anjos e os padre colaboradores, realizam o trabalho de missão e evangelização.
Somos muito agradecidos, nós do Santuário São Francisco de Assis por pertencermos a esse lugar que, para nós é um refúgio de oração e de encontro fraterno. Gratos por termos São Francisco de Assis como modelo e inspirarão da caminhada cristã. Gratos por estarmos ladeados pelo lindo Bosque de São Francisco de Assis que faz do espaço do Santuário, um lugar convidativo à meditação através do silêncio e do contato com a natureza.
Nossa igreja foi dedicada em hora a São Francisco de Assis em outubro de 2018. A construção do atual templo é nova, mas o Santuário carrega toda a história do franciscanismo, bem como a história de muitas famílias católicas que se dedicaram de coração para que esse lugar se tornasse o que é hoje.
No Santuário pode-se visitar a relíquia com o sangue de São Padre Pio de Pietrelcina, um santo franciscano que recebeu os estigmas de Jesus Cristo à semelhança de São Francisco de Assis. Essa relíquia foi um grande presente trazido de San Geovanni Rotondo, Itália, doado ao Santuário pelos irmãos do sacro convento onde viveu São Padre Pio. A relíquia fica permanentemente exposta para veneração pública do povo de Deus e, inúmeras já são as bençãos e milagres recebidos pela comunidade e pelos visitantes peregrinos.
Portanto, além de termos como padroeiro e inspiração de vida cristã São Francisco de Assis, o Santuário possui um co-padroeiro, São Padre Pio de Pietrelcina, que pelo seu testemunho de vida nos auxilia no entendimento de que, na caminhada para o céu, deve-se todo dia tomar a própria cruz e seguir em frente. Diz-se que na vida há um tempo para se encantar, se desencantar e se reencantar. É isso que eu espero, procuro e desejo de todo o meu coração para minha vida e a sua, caro leitor, que nos reencantemos com o Reino e nos coloquemos na estrada em saída, porque há muito o que fazer, como disse São Francisco de Assis: “Sigamos em frente, porque até então pouco ou quase nada fizemos”.