Maiores de 80 anos fazem fisioterapia para manter saúde
Atividades com idosos acima dos 80 anos na Unidade de Saúde Menonitas
Esticar os braços para o alto, girar o quadril ou manter o corpo sobre uma perna só. Podem parecer tarefas pouco desafiadoras a jovens e adultos, mas são exercícios essenciais para manter alongamento, mobilidade e equilíbrio dos mais idosos.
Pessoas com mais de 80 anos estão aprendendo a fazer esses e outros exercícios na Unidade de Saúde Menonintas, no Xaxim, em um grupo de fisioterapia especialmente criado para esta faixa etária.
Os participantes passaram por uma avaliação com o profissional de Educação Física de uma das 14 unidades do Distrito Sanitário Boqueirão, foram avaliados com um perfil “pré-frágil” – são autônomos nas atividades de rotina -, mas já apresentam perda de mobilidade ou de equilíbrio ou força, o que aumenta o risco de quedas.
“Se esse idoso cai, pode ter uma fratura de fêmur, de quadril, de punho. O tempo de recuperação, em que ele fica acamado, é maior que o de uma pessoa mais jovem”, explica a fisioterapeuta da Unidade de Saúde Menonitas, Lisandra Karine Correa Falcão.
O grupo foi criado para que a população longeva se fortaleça. Com apoio de estagiários de Fisioterapia da UFPR, eles se encontram às terças e quintas, das 8h30 às 9h10, e movimentam o corpo.
Além disso, as sessões gratuitas são um espaço de convivência para conhecerem pessoas da mesma faixa etária.
Sem enferrujar
Uma das participantes das sessões de fisioterapia é Maria Natalina da Silva, 93 anos. Ela já sente os movimentos melhorarem. “Fico feliz de poder fazer o que eu quero na minha casa”, diz.
Maria Natalina já sofreu uma fratura em uma das vértebras e os familiares vigiam tudo o que ela faz. O neto, o barman Bruno Silva Pereira, 45 anos, diz que ficou mais difícil “segurar” a senhorinha. “Tento ajudar. Acompanho as sessões, gravo os exercícios, porque ela repete em casa. Está animada”, fala.
O aposentado Lauro Uhlmann, 89 anos, descobriu o grupo indicado pela Unidade de Saúde Tapajós. “Aceitei o convite na hora. O corpo precisa se movimentar, se não enferruja. E é ótimo ter a orientação para fazer a atividade correta, não é?”, fala.
Avaliação física
Na região das 14 unidades do Distrito Sanitário Boqueirão – que abrange os bairros Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão, há 6.366 usuários com mais de 80 anos de idade cadastrados.
Os postos convidam todos a passar por avaliação física. Nos casos em que houver indicação, será feito o convite para participar do grupo de fisio da Unidade de Saúde Menonitas.
De janeiro a agosto, foram avaliados 1.084 usuários desse público-alvo.
Pessoas com mais de 80 anos interessadas em participar da avaliação devem procurar a unidade de saúde de referência.