Inaugurado binário no Fanny e Novo Mundo que integra obras do Novo Inter 2
O prefeito Rafael Greca inaugurou a requalificação viária realizada nas ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello que agora formam um novo binário entre os bairros Fanny e Novo Mundo. São 5,3 km de intervenções que serviram para reorganizar o trânsito local e integram o Lote 2 do Novo Inter 2. É a segunda entrega do importante projeto que abrange 28 bairros e traz avanços para o sistema de transporte coletivo de Curitiba.
No binário, as duas vias paralelas, antes de mão dupla, foram convertidas em sentido único, com a requalificação completa. Agentes de trânsito estão no local para orientar os motoristas, enquanto a Setran destaca a importância de atenção à nova sinalização.
“Minha gestão termina em glória, em amor do povo e com o nosso coração em festa! Entregamos mais um binário, dessa vez na confluência da Avenida Brasília, com as ruas Maestro Francisco Antonello e Major Vicente de Castro com uma via em concreto armado, que serve ao eixo do Inter 2 que é a grande obra que envolve 38 quilômetros em 28 bairros da cidade e outra requalificada com novo asfalto, todas com calçadas amplas, seguras e acessíveis”, disse o prefeito Rafael Greca.
As melhorias incluem 5,3 km de pavimentação renovada, 2.782 metros de drenagem, 19 mil metros quadrados de calçadas inclusivas com 216 rampas de acessibilidade, além de 133 luminárias de LED, paisagismo e o plantio de 400 mudas de ipê amarelo.
As obras haviam sido iniciadas em novembro do ano passado. O investimento para requalificar completamente as duas vias foi de R$ 53 milhões e os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
O novo binário no Fanny é um exemplo do compromisso da gestão com a mobilidade urbana, unindo infraestrutura moderna, acessibilidade e sustentabilidade para atender melhor à população”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Também integram o Lote 2 do Novo Inter 2 as ruas Andorinhas, Perdizes e Bôrtolo Gusso. As cinco ruas receberam obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo e implantação de novas calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra ótica. Os serviços vão avançando trecho a trecho.
O objetivo das obras é dar suporte ao tráfego da Avenida Brasília, por onde vai circular o Novo Inter 2. Pelas vias do novo binário vão circular linhas alimentadoras. No total, no Lote 2 (pacote 1) são 5,7 km de obras que vão mudar o perfil das principais vias locais e dar suporte ao trânsito e ao deslocamento do transporte coletivo.
São 5,3 km de intervenções que serviram para reorganizar o trânsito local e integram o Lote 2 do Novo Inter 2.
Foto: Renato Prospero/SMCS