IAT prepara a estreia do Castrapet no Verão Maior Paraná
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – o CastraPet Paraná vai descer a Serra do Mar pela primeira vez e integrar a programação do Verão Maior Paraná, organizado pelo Governo do Estado. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a equipe técnica do projeto passará por quatro municípios do Litoral promovendo ações de educação ambiental destinadas a crianças de 7 a 13 anos. O tema é a importância do cuidado adequado com os bichos de estimação. Não haverá mutirões de esterilização animal, que serão retomados no primeiro semestre de 2024.
Entre as atividades previstas estão a instalação de um estande itinerante para que os profissionais do Instituto Água e Terra (IAT) possam orientar os visitantes; distribuição de cartilhas educativas sobre temas como tutela responsável, zoonoses e defesa animal; banners com informações de como cuidar dos bichos; e espaço para fotos. Haverá, ainda, a elaboração de um questionário com as crianças para entender melhor o relacionamento do público infantil com os pets.
Além de promover ações de educação ambiental, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos já levou atendimento veterinário a quase 70% dos municípios do Estado em três fases distintas. Nesse período, foram castrados 75 mil animais de 275 cidades paranaenses, demonstrando o impacto positivo e abrangente do projeto.
Como forma de promover a saúde pública, o IAT oferece de forma permanente palestras sobre zoonoses e orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais. A colaboração se estende a uma rede que une diversas ONGs e milhares de protetores independentes, todos compartilhando o objetivo comum de elevar a conscientização da sociedade em relação aos animais.
Uma nova fase do CastraPet está prevista para o primeiro trimestre de 2024. Essa etapa vai contemplar 165 cidades de todas as regiões do Paraná, representando aproximadamente 42% do território estadual. O investimento é de R$ 8,9 milhões.
Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a equipe técnica do projeto passará por quatro municípios do Litoral
Foto: IAT