O Jornal que fala por você

“Felicidade Exponencial”, do World Happiness Foundation, será realizado pela primeira vez no Brasil

Viver a felicidade do conceito à prática, em um espaço colaborativo, em que pessoas de todo o mundo se unem para trabalhar juntas e experimentar novas ideias, encontrando novas soluções para a promoção da felicidade em todos os espaços. Esta é a proposta principal da primeira edição do evento “Felicidade Exponencial”, primeiro Lab Internacional de Felicidade e Colaboração do World Happiness Foundation (WHF), realizado no Brasil. O workshop acontece no dia 1º de novembro, no espaço Namata, em Curitiba (PR), das 8h às 18h. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site https://felicidadeexponencial.com/.

“O objetivo do 1o Lab Internacional ‘Felicidade Exponencial’ é ser um catalisador do desenvolvimento pessoal e coletivo, promovendo o bem-estar emocional, o sentido profundo da colaboração e o impulso da criação coletiva. Entendemos que o universo corporativo pode ser o primeiro grande incentivador da promoção da felicidade e queremos contar com líderes ativos, que serão agentes de transformação nesse movimento único e fundamental para a mudança de cultura da sociedade”, explica Michelle Taminato, conselheira do World Happiness Foundation e fundadora da CollabSoul, uma organização em ecossistema especialista em transformação cultural para organizações e ecossistemas que buscam novas formas de criação de valor. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2022), ansiedade e a depressão podem ter aumentado até 25% globalmente no primeiro ano da pandemia de Covid-19, conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde Paralelamente, a Síndrome de Burnout já afeta pelo menos 32% dos brasileiros economicamente ativos, segundo pesquisa do ISMA-BR (Associação Internacional de Manejo de Estresse, 2021). Em contrapartida, estudos científicos como o de Lyubomirsky et al. (2005) e Diener & Seligman (2002) demonstram que pessoas mais felizes tendem a ser mais produtivas, mostrando que o bem-estar emocional está diretamente ligado ao aumento de resultados.

Para Michelle Taminato, pessoas doentes nas organizações oferecem um desafio sistêmico e complexo que deve ser encarado com seriedade. “Não temos políticas públicas para apoiar o cidadão, mas podemos ter um cuidado maior nas organizações, capaz de se irradiar e trazer uma cura sistêmica. A felicidade precisa ser vista como premissa da governança, por isso nosso objetivo é empoderar líderes transformadores, capazes de liderar uma transformação cultural guiada pela felicidade”, afirma.

O workshop “Felicidade Exponencial” terá uma a abordagem inovadora que visa promover transformações significativas e sustentáveis sobre a percepção dos participantes a respeito de felicidade e colaboração. Com visibilidade internacional e impacto local e global, o evento terá mais de 15 participantes internacionais, como Luis Gallardo da Espanha (fundador e presidente do WHF); Edith Shiro dos EUA, Psicóloga clínica, especialista em trauma; Rodolfo Carrillo, da Costa Rica, Coach de Liderança Consciente e Consultor Organizacional;  Liliana Alejandra Nunez Ugalde do Mexico, Chief Happiness Practitioner e Coach certifcada; e Rashi Bunny, da India, Diretora Fundadora do Banjara Theatre.

O evento terá palestra exclusiva do ex-ministro da Educação do Butão, Thakur S. Powdyel, que ajudou a implementar o conceito de felicidade como indicador socioeconômico. O Butão foi o primeiro país a estudar o nível de felicidade da população e é pioneiro na mensuração da Felicidade Interna Bruta (FIB) da população, índice que começa a ser utilizado pelas empresas brasileiras como principal indicador de bem-estar e satisfação das equipes.

“O 1o LAB Internacional Felicidade Exponencial tem como meta levar um impacto real sobre melhoria da felicidade da população mundial, dentro da medição do FIB, até 2050. Por isso, a felicidade precisa ser trabalhada, além das empresas, nas escolas, nas áreas da saúde e junto à lideranças públicas”, afirma Michelle. 

O evento “Felicidade Exponencial” deve receber 200 participantes, com transmisão bilíngue. O espaço Namata foi escolhido por ser o único espaço remanescente da Mata Atlântica em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o que também influencia a sensação de felicidade, segundo pilares do FIB. Do Tai Chi Chuan à Neurociência, o workshop terá  oficinas que acontecem simultaneamente, sendo possível ao participante selecionar os temas que mais puderem contribuir com sua atuação. Como um grande case, o evento contará com medição de FIB antes e depois de sua realização, para demonstrar a eficiência da felicidade aplicada.

Segundo a FairJob, especializada em mensuração e análise de índices de bem-estar dos colaboradores no ambiente corporativo, a cada 0,1% adicional de NPS (Net Promoter Score, que revela a lealdade dos clientes à empresa), as organizações somam até 0,3 pontos em Ebitda. A empresa é apoiadora do evento e conduzirá, junto aos participantes, uma pesquisa de bem-estar, com mensuração antes e depois do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *