Dores nas costas são algumas das reclamações mais comuns do confinamento
A quiropraxia pode ser uma aliada no combate as dores causadas por má postura e locais de trabalho improvisados
Dores nas costas, no pescoço e torcicolos são algumas das reclamações que surgem com o confinamento devido à Covid-19. Afinal, as pessoas não estão habituadas a ficar tanto tempo em casa, sem a rotina básica de movimentação e deslocamento. Para quem foi despreparado para o home office, as cadeiras e mesas nem sempre são ergonômicas como o mobiliário de um escritório. Mas como amenizar ou solucionar as dores causadas pela má postura e falta de mais atividade física?
Um dos tratamentos mais eficazes para alinhar o corpo e deixar o organismo equilibrado é a Quiropraxia, uma profissão da área da saúde focada na coluna vertebral e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tratamento consiste basicamente em técnicas manuais específicas e indolores. Por meio de exercícios e uso de gelo e calor é possível tratar, prevenir ou amenizar, problemas nas articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos.
“Dores causadas por má postura, por passar muito tempo sentado ou em pé, e até mesmo por estresse e ansiedade, têm na Quiropraxia uma aliada”, conta Jéssica Canali Lemos, quiropraxista do Plunes Centro Médico, em Curitiba.
A Quiropraxia é aplicada em um consultório, mas com o confinamento é possível realizar algumas adaptações para trabalhar em casa e minimizar os sintomas. “Muitas pessoas já mantêm uma rotina diária de exercícios e estão dando continuidade em casa, porém aqueles que estão sedentários há algum tempo, ou já tem algum tipo de lesão na coluna, devem tomar um pouco mais de cuidado ao realizar exercícios sozinhos para não acabar agravando o problema”, explica a especialista.
Com a liberação da telemedicina devido à Covid-19, a recomendação é buscar orientação online de profissionais para saber como realizá-los corretamente. “Existem aplicativos específicos e nas próprias redes sociais alguns profissionais estão fornecendo aulas e dicas de como realizar alguns alongamentos e exercícios em casa”, diz. Segundo a especialista, a prevenção é a melhor solução e a mudança de pequenos hábitos pode fazer a diferença. Travesseiros e colchões adequados são fundamentais, assim como manter a postura ereta ao caminhar, sentar, abaixar e carregar peso.
“Um dos principais segredos está no movimento. Ficar por tempo prolongado na mesma posição, principalmente de forma inadequada, pode acarretar no aumento das dores musculares e articulares devido à sobrecarga”, completa.
A postura correta ao sentar é com a coluna apoiada no encosto da cadeira e os ombros para trás, evitando debruçar-se sobre a mesa formando a famosa “corcunda”. Os braços – que devem ficar sempre apoiados sobre os braços da cadeira ou sobre a mesa – e a região lombar devem ter um bom apoio para manter a lordose (curva em formato de “S” olhando de lado).
“É preciso evitar deslizar o quadril para frente, evitar sentar em cima das pernas ou cruzar as pernas, e o monitor deve estar alinhado na altura dos olhos para evitar a projeção da cabeça para frente e para baixo. Uma dica é colocar livros embaixo do monitor para deixá-lo na altura adequada. Evitar trabalhar com tablet ou notebook na cama e no sofá e fazer intervalos a cada uma hora, caminhando pela casa, também é fundamental para evitar dores e desconfortos nas costas”, finaliza.
Coluna, Confinamento, Covid19, Dor, Movimento, Quarentena, Quiropraxia, Telemedicina