Dicas para prevenir acidentes e reduzir os gastos com energia
Apenas profissionais qualificados podem realizar qualquer manutenção e fiscalizações de rotina na instalação elétrica
Nas férias de verão, é comum que as pessoas se preocupem em manter a casa em dia, seja renovando a pintura, trocando os pisos ou mexendo no mobiliário. Por outro lado, um ponto fundamental muitas vezes é esquecido: a instalação elétrica. Para auxiliar na prevenção de acidentes e na redução com os gastos de energia, o especialista Ivan Arca Uliana, engenheiro de aplicação traz as principais dicas.
“Um dos erros mais perigosos e frequentes em casa é a utilização de adaptadores, benjamins, réguas e extensões porque essa atitude pode provocar uma sobrecarga no sistema elétrico da residência. Com isso, o mínimo que pode ocorrer é o disjuntor desarmar, o que é bom. Entretanto, se o dimensionamento da proteção não foi feito corretamente, há um grande risco de acidentes”, explica Uliana. Além de evitar o uso destes acessórios, o profissional ressalta a importância de estar com a manutenção dos fios e disjuntores da casa ou apartamento sempre em dia para manter a proteção elétrica do lar sempre dentro das normas, como por exemplo a ABNT NBR 5410, que regula as instalações de baixa tensão.
Com mais pessoas em casa, a tendência é que mais aparelhos eletroeletrônicos estejam ligados ao mesmo tempo, aumentando o risco de sobrecargas. Eles podem comprometer o isolamento dos cabos e causar atrito entre os condutores, causando o chamado curto-circuito. Outra consequência inevitável é uma conta de luz ‘salgada’ no fim do mês. Segundo o especialista, o primeiro passo é evitar o uso de energia desnecessário em aparelhos aparentemente ‘inofensivos’. “Ao sair de casa, desligar da tomada nossa TV, relógio digital, micro-ondas etc.”, alerta Ivan.
No dia a dia, outras medidas podem ser tomadas para amenizar o consumo: deixar oi chuveiro na posição verão, usar lavadora de pratos quando ela estiver cheia, ligar somente as luzes do ambiente onde as pessoas efetivamente estão. Por fim, o engenheiro ressalta a importância de substituir as antigas lâmpadas incandescentes ou mesmo as fluorescentes por lâmpadas LED, dada as vantagens que elas oferecem.