Descarte incorreto de lixo aumenta riscos de alagamentos
A Prefeitura de Curitiba faz um alerta à população sobre os perigos do descarte inadequado de lixo, entulhos, principalmente restos de construção, especialmente em áreas próximas a rios, córregos e canais extravasores da cidade. A irresponsabilidade no descarte dos materiais pode comprometer a capacidade de escoamento dos cursos d’água e resultar em sérios problemas durante os períodos de chuvas intensas.
Jogados incorretamente também nas ruas, esses materiais comprometem o funcionamento das galerias de águas pluviais, as chamadas bocas de lobo, ocasionando alagamentos nas vias públicas.
A Prefeitura de Curitiba tem adotado medidas preventivas constantes, investindo em ações de limpeza e desassoreamento para manter a eficiência do sistema de drenagem. No entanto, a colaboração ativa da população é crucial para garantir a eficácia dessas iniciativas e tornar a cidade mais resiliente aos efeitos das chuvas intensas.
Curitiba, cidade cortada por muitos rios, conta com um importante sistema de macrodrenagem. Associado às ações do programa Curitiba Contra Cheias, permite que, mesmo em casos de chuvas fortes que provocam alagamentos pontuais e temporários, os volumes se dissipem rapidamente com o cessar das águas.
No entanto, o descarte inadequado de materiais prejudica a infraestrutura urbana, alaga as ruas, transborda rios e representa uma ameaça ao meio ambiente, comprometendo ecossistemas locais e a qualidade da água.
A conscientização e a mudança de hábitos são passos essenciais para garantir a sustentabilidade e a segurança de Curitiba diante dos desafios ambientais.
Foi retirada grande quantidade de material descartado irregularmente que obstruíram a galeria pluvial
Foto: Divulgação