Cuidados com o pet durante as férias
O período de férias chegou e algumas orientações são fundamentais, principalmente, para quem é tutor de gato ou cão. Uma programação responsável é uma ótima maneira de aproveitar cada momento ao lado do pet. De acordo com a médica veterinária Natália Lopes, é importante considerar o bem-estar do animal durante todo o período fora de casa.
Com a agenda mais livre, o tutor deve programar uma visita ao médico veterinário para realizar um check-up para o pet. É recomendável que a carteirinha de vacinação esteja em dia para viagens de carro, avião ou ônibus. É necessária a emissão do atestado de saúde para viagens interestaduais ou internacionais, visando às normas de transporte de cada país. Medicamentos preventivos para parasitas, como pulgas e vermes, devem estar em dia.
“Para que o pet sinta menos a mudança de rotina, o tutor deve levar o alimento que ele consome na quantidade adequada para os dias de férias. A água para hidratação do animal é fundamental”, enfatiza a veterinária.
O tutor precisa levar caixa de transporte, guia e coleira com o contato do tutor, comedouros, brinquedos, caminha, manta, itens de higiene e remédios e pomadas para emergência.
Se as brincadeiras ou passeios com o pet forem ao ar livre, é preciso tomar cuidados com a exposição solar. Evite a exposição entre 10h e 16h. Ofereça água ao animal de estimação para que ele não fique desidratado e cuide para que as patinhas não sofram com o passeio. Nunca deixe seu pet solto, sem a guia, e não se esqueça de levar sacolas para coleta de fezes do animal.
“No campo, além dos cuidados com o sol, os tutores precisam estar atentos às picadas de insetos. Para garantir que os pets nos sítios tenham dias de diversão e sem problemas, o ideal é fazer uma dedetização do ambiente onde eles vão circular”, destaca Natália.