Começam os trabalhos de dragagem do lago
Dragagem visa aumentar a capacidade do lago para contenção de cheias
O lago do Parque General Iberê de Matos, o Parque Bacacheri, começou a ser dragado. É o terceiro lago urbano da cidade a receber os serviços, que têm investimento total de R$ 3 milhões.
A previsão é de que a dragagem seja finalizada em cinco meses, de acordo com o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.
“A dragagem aumenta a capacidade do lago para contenção de cheias, além de melhorar a qualidade da água dos rios da cidade”, explica o diretor. “E é uma das ações integradas da Secretaria do Meio Ambiente para despoluição dos corpos hídricos”, completa.
A dragagem funciona com a retirada do material orgânico depositado no fundo dos lagos, formado, principalmente, pelas chuvas, que movimentam terra, folhas, galhos e areia.
As equipes já concluíram os trabalhos no Parque São Lourenço e atuam também no Parque Barigui, com previsão de conclusão em setembro de 2020. Ainda devem ser dragados os lagos do Bosque Alemão e do Parque Barreirinha.
Amigo dos Rios
Os trabalhos fazem parte do programa Amigo dos Rios, que teve origem na aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2017, e no novo contrato de saneamento da cidade, firmado em junho de 2018 com a Sanepar.
O novo contrato garante investimentos de R$ 3,5 bilhões em 30 anos, além de repasses para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que financia as ações de fiscalização e educação ambiental.
Além de obras de modernização e ampliação de rede, são realizadas ações sensibilização envolvendo todos os setores da comunidade.
O Amigo dos Rios prioriza ações na Bacia do Rio Belém, com fiscalização de ligações de redes de esgoto e ações de Educação Ambiental e formação de comitês de representantes da sociedade para multiplicar a sensibilização para a conservação.