Combate ao abandono escolar apresenta resultados positivos
Programa Presente na Escola busca promover a permanência dos jovens nos estudos
Implementado em maio nas escolas estaduais do Paraná, o Presente na Escola, conjunto de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, já rende frutos. O balanço do primeiro mês de vigência do programa mostra que professores e equipes gestoras dos colégios do Estado estão engajados em manter os estudantes na sala de aula.
Se no dia 13 de maio, quando a iniciativa foi lançada, a média de frequência nas instituições estaduais de ensino era de 85,8%, em 13 de junho a marca subiu cinco pontos percentuais, alcançando 90,8%. Durante todo o mês, a média registrada foi de 87,8% de presença em sala.
“Nós estamos muito felizes com o resultado alcançado. Em um mês de programa, aumentamos em 40 mil as presenças registradas, isso significa que 40 mil alunos a mais foram para a sala de aula. O grande diferencial do Presente na Escola foi integrar vários recursos e atores para garantir a permanência dos estudantes na escola, que é uma das principais metas do Governo do Paraná”, avaliou o secretário estadual da Educação, Renato Feder.
Em 2018, de acordo com dados da Secretaria, 8,23% dos adolescentes matriculados no Ensino Médio Regular desistiram de estudar. No Ensino Fundamental, foram 2,04% dos estudantes. Diante desse cenário, o programa veio preencher uma lacuna de acompanhamento pedagógico na rede estadual, vez que permite o monitoramento diário das ausências, por instituição de ensino, e a elaboração de ações conjuntas da Secretaria da Educação e das equipes pedagógicas das escolas, a fim de reverter o quadro.
Boas práticas
Uma das estratégias do Presente na Escola consiste na identificação de boas práticas na manutenção da alta presença em sala de aula e no combate ao abandono escolar, para que sejam compartilhadas com toda a rede de ensino.
No Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba, a frequência média até o momento chega a 91%. Uma das boas práticas da escola são as catracas biométricas instaladas na instituição.
Diretora da instituição, Adriana Kampa explica que o sistema permitiu uma divisão da responsabilidade entre escola e família no tocante à presença do aluno no colégio. Isso porque os pais podem acessar no celular, em tempo real, tanto as informações a respeito da entrada e saída dos filhos, via aplicativo associado às catracas, quanto do comparecimento em sala, registrado por meio de chamada.
“Com a catraca há o registro de tudo: o dia em que o estudante não veio, em que chegou atrasado, etc. Ficou muito mais difícil para o aluno faltar e mais seguro para a família saber onde ele está”, diz a diretora do colégio, que tem cerca de 1,8 mil alunos, divididos em três turnos.