O Jornal que fala por você

Cada dia uma experiência nova do amor de Deus

Por Pe. Osni Dos Anjos, Reitor do Santuário São Francisco de Assis

Deus existe e, verdadeiramente, Ele ama. É inconcebível, vai contra a lógica, é totalmente inadmissível a ideia de que Deus possa odiar. Ele não seria Deus se odiasse. E se Ele amasse, ainda que só um pouco menos, também não seria Deus.

A cada dia, nas minhas misérias e pecados descubro o quanto Deus me ama. Na solidão da lida, nas horas duras e difíceis eu pude perceber o quanto Deus me ama. Cantamos isso muitas vezes e é a mais pura verdade.

Por isso, Deus existe e ama, porque amar para Deus é a mesma coisa que existir; existir, para Deus, é a mesma coisa que amar. Se Deus deixasse de amar Ele deixaria de existir.

Já experimentamos que um ser humano pode existir e não amar, mas Deus não pode. Quando digo que Deus ama, afirmo que Deus existe. Quando afirmo que Deus existe, afirmo que Ele ama, e não apenas que Ele tem amor; como São João, eu digo que muito mais do que ter amor, Deus é o próprio amor.

Porque Deus ama, eu acredito piamente que Ele se importa com toda a sua criação e com cada ser que Ele criou. Minha crença em Deus tem que passar pela certeza de que Deus ama; no primeiro momento que eu negar que Deus ama, estarei negando Deus.

Digo mais: a descoberta do amor de Deus é a verdadeira descoberta da existência de Deus. Alguém que afirmasse a existência de Deus, mas duvidasse do Seu amor, não estaria acreditando na existência de Deus.

Para crer que Deus existe, eu preciso crer que Ele ama. Pode até acontecer de eu não amá-Lo direito, mas não posso negar que Ele me ama. Por isso, essas duas expressões devem sempre andar juntas quando falamos de Deus. Existe e ama! Não é possível uma sem a outra. Eu posso existir e não amar. Deus não pode.

O amor de Deus é especial, posso dizer, incondicional. Por isso desejo que você possa crer, como eu creio no que está escrito em Sofonias 3, 17-18 e possa fazer desse trecho tua escola de aprendizado do amor de Deus: “O SENHOR teu Deus está a teu lado como valente libertador! Por tua causa ele está contente e alegre, apaixonado de amor por ti, por tua causa está saltando de alegria, como em dias de festa”. “Afastarei a desgraça para longe de ti a fim de que, por sua causa, não venhas a sofrer humilhação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *