A história é diferente
Por Mary Derosso
Dias desses ouvi de uma pessoa, no ponto de ônibus, que os governos de Lula e Dilma foram os únicos que deram condições aos mais carentes, de comprarem carro, terem casa própria e viajar de avião. Escutei e concordei com a cabeça. Realmente não posso negar que isto aconteceu, o problema é a sequência destes benefícios.
A grande maioria das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizadas no norte e nordeste do Brasil, não foram concluídas e quando foram não puderam ser habitadas por apresentarem falhas estruturais gravíssimas. Uma boa parte das casas e apartamentos deste mesmo programa, nas demais regiões do Brasil, também apresentou problemas e vários condomínios verticais e horizontais estão desocupados e sem solução. Ou seja, o povo mesmo continuando a pagar uma pequena parcela das prestações, não tem o seu lar garantido. Para quem isto foi bom? Para os empreiteiros e a turma do governo que encheu os bolsos com toda a propina recebida e dinheiro desviado das obras.
Muitas pessoas realizaram o sonho de adquirir seu automóvel, novo ou usado. A questão é que uma boa parcela dessas pessoas está em inadimplência com as financiadoras, ou já tiveram seus automóveis recolhidos pelos bancos financiadores. O tal governo incentivou o consumo, mas esqueceu de programar a geração e a manutenção dos empregos e quem saiu perdendo foi o povo, mais uma vez.
Na questão de viagens de avião, num primeiro momento isso gerou uma grande demanda de passagens e muita gente pode realmente viajar, mas o problema foi arcar com as parcelas do cartão de crédito, pois os tais presidentes, não baixaram a inflação e nem os juros altíssimos dos bancos.
Depois perguntei para esta pessoa, sobre o total descaso com os hospitais da rede pública, da falta de remédios, com filas para atendimento, filas para exames, falta de leitos hospitalares, falta de cirurgias, pessoas morrendo nas filas, tudo isso obra do governo Lula e Dilma.
Perguntei também, sobre o sucateamento das escolas públicas, da falta de escolas e de vagas escolares, das péssimas condições das rodovias, das obras de transposição do Rio São Francisco (que além de não serem concluídas, os materiais usados eram de baixa qualidade) e que o povo das regiões de seca no Brasil continua esperando por esta obras prometida por Lula e Dilma, que só saiu do papel para as empreiteiras engordarem seus lucros.
Perguntei também, sobre as milhares casas em todo o Brasil que não possuem acesso as redes de esgoto e água potável. Obras prometidas por Lula e Dilma. A pessoa me respondeu: Olha moça essa é outra história é diferente. É tudo culpa do atual governo.