A BÍBLIA É A EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS
Pe. Osni dos Anjos
É extraordinária a criatividade literária e teológica que perpassa a formação do texto bíblico, algo que pode ser observado no a posteriori como fruto de estudos investigativos que visam propor hipóteses para dar razões às escolhas dos autores. O texto bíblico, tal como é conhecido hoje, referindo-se particularmente aos Evangelhos, é o resultado de um percurso de formação que perpassa tradições, suas transmissões entre as primeiras comunidades cristãs e a sua redação, de modo que para compreender sua natureza, faz-se necessário entender as fases dos seu desenvolvimento até a sua formação.
O Evangelho, que significa Boa-nova, é apresentado pelos evangelistas de um modo muito atraente: Jesus, o Salvador enviado por Deus, conduzido pelo Espírito Santo, veio trazer a Boa-notícia de um Deus amoroso, compassivo, misericordioso, defensor dos pobres, que cura os doentes e anda com os pecadores. Para essa finalidade o autores reuniram suas fontes para apresentá-las de modo ordenado formando um texto que quando lido torna presente novamente a graça da salvação.
Para pode acessar toda essa grandiosidade que é o texto bíblico você precisa despertar para a sua leitura. Sabemos que muitas vezes as pessoas se queixam de sua dificuldade de compreender o texto, por se tratar de escritos tão antigos. Mas é preciso insistir, pois o Espírito Santo dará a você a sabedoria para compreender e interpretar a Palavra de Deus.
Comece por aqueles textos cuja leitura são mais atraentes, como é o caso dos Evangelhos. Ali você vai encontrar um verdadeiro tesouro para a sua vida, pois é a Palavra de Deus comunicada a nós seus filhos. Sem essa palavra somos peregrinos pelo mundo sem um rumo de vida, com a Palavra de Deus encontramos o verdadeiro caminho da felicidade que é Cristo o caminho a verdade e a vida.