Porque é difícil mudar ou criar novos hábitos?
Por que será que para algumas pessoas é tão sofrido e difícil mudar um hábito? Parece que vivem em círculos, sem saída.
Mas pense; para você chegar aonde está, as coisas aconteceram de um dia para o outro? Não…foram várias escolhas que você fez ao longo da vida para chegar aonde está, tanto negativo como positivamente.
Mas a questão fisiológica da mudança acontece assim:
Você decidiu mudar um hábito, digamos que quer praticar atividades físicas. No primeiro dia está com disposição de triatleta, no segundo está mantendo, assim vamos até o quinto dia; já no sexto dia, você pensa duas vezes antes de calçar um tênis, a TV chama mais a atenção, o corpo dói mais e você vai pensando:” ahh, hoje não vou… hoje vou fazer tal coisa e não vai dar tempo de ir à academia… hoje estou com muita dor e não vou conseguir!”
O que aconteceu?
No sexto dia, seu Subconsciente enquanto você estava dormindo, convocou todos seus neurônios e perguntou o que estava acontecendo, eles falaram para o Subconsciente que seu Consciente havia decidido praticar atividades físicas, mas o subconsciente sem referência nenhuma de como era isso porque você sempre foi um sedentário, mandou parar a brincadeira e voltar ao que era antes porque ele não estava com disposição em atender a escolha do consciente.
Então lá foram os neurônios enviar informações para o hipotálamo, amígdala e afins que era pra não fazer mais nada. Dia seguinte você acordou com esse monte de pensamentos sabotadores dizendo que exercícios físicos não eram pra você, que não iria adiantar nada, que comer é mais gostoso.
E lá vai você voltar para seu sofá, maratonar séries e se sentir frustrado e decepcionado por não ter conseguido.
Deixa-me te contar uma coisa, quem manda na sua mente é o Consciente e não o Subconsciente é por isso que os seres humanos são diferentes das outras espécies de seres vivos; por isso é importante ter autoconhecimento, é importante perceber os padrões de crenças negativas que herdamos dos nossos antepassados e adquirimos durante a infância; para sairmos do piloto automático e assumirmos o controle de nossas vidas e vivermos em plenitude.
Quando o seu subconsciente quiser te manipular, mostre a ele quem manda!
Por Luzia de Fátima Pontes Aurélio, parapsicóloga clínica formada pelo IPAPPI (Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico), com especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUCPR e graduanda de Ciência da Felicidade pela Unicesumar