O Jornal que fala por você

Setran instala novos semáforos em três cruzamentos movimentados

A Superintendência de Trânsito (Setran) está implantando novos semáforos em cruzamentos de três bairros: Batel, Centro e Vista Alegre. Os equipamentos vão oferecer mais facilidade na travessia de pedestres e também segurança e organização ao fluxo de veículos.

Um dos equipamentos, instalado no cruzamento da Avenida Batel com a Rua Silveira Peixoto, no Batel. A pedido de moradores e comerciantes ele contará com uma botoeira e será acionado pelo pedestre no momento da travessia. E também no cruzamento das ruas Carlos Razera e André Zanetti, no Vista Alegre. A intervenção ocorre após uma obra de correção geométrica efetuada pela Prefeitura para reduzir conflitos no trânsito e melhorar a acessibilidade na confluência das vias locais.

No Centro, no cruzamento da Rua Brigadeiro Franco com Alameda Princesa Isabel, o semáforo funciona para diminuir acidentes e atender ao pedido de moradores.

Critérios para instalação

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Júnior, as instalações obedecem a critérios impostos pela legislação de trânsito.

“Para que seja possível a instalação do semáforo precisamos fazer um estudo do fluxo viário daquele local em diferentes horários, ainda mapeamos o número de acidentes registrados, entre outros dados técnicos”, esclarece o diretor.

Segundo ele, o tempo de espera para abertura e fechamento de cada equipamento é variável. “É preciso calcular questões como a largura da via, o fluxo de pedestres e veículos para determinar qual é a melhor programação”, finaliza.

Intervenções

Cada mudança no trânsito da cidade é precedida de estudos técnicos, cruzando dados de fluxo de veículos, de pedestres e de impactos no tráfego, a partir do acompanhamento constante feito pela Setran e das demandas recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Curitiba tem mais de 1,3 mil cruzamentos semaforizados, dos quais 96% estão interligados ao Centro de Controle de Operações (CCO). O espaço faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos.

Pelo CCO é possível alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, quando necessário, e também detectar em poucos minutos falhas nos equipamentos. Na maioria dos casos, os reparos podem ser feitos de forma remota.

Novo semáforo instalado no cruzamento da Rua Brigadeiro Franco com Al. Princesa Izabel. Curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *