FAS reforça resgate de moradores de rua
Serão ofertadas 1.200 vagas de acolhimento
Com a previsão de queda das temperaturas em função da chegada de uma massa de ar frio, a Fundação de Ação Social (FAS) começa a reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua em Curitiba. Serão as primeiras ações intensificadas do ano.
A medida faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e tem o objetivo de proteger a população de rua do frio intenso. Como acontece todos os anos, o reforço será feito todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.
O presidente da FAS, Thiago Ferro, explica que as equipes farão busca principalmente em roteiros já identificados e também atenderão às solicitações que chegam pelo 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população.
Quem aceitar o convite dos educadores sociais para pernoitar nas unidades da FAS será levado para casas de passagem, unidades de acolhimento e repúblicas. A Prefeitura ofertará até 1.200 vagas de acolhimento. Caso seja necessário, poderão ser levadas para unidades conveniadas.
Nessas unidades, além de camas para dormir e acesso a banho quente, os acolhidos recebem agasalhos e alimentação, na chegada e na saída, no início da manhã. Todos têm direito a levar seus pertences em bolsas ou mochilas.
Pessoas em situação de rua que têm animais de estimação serão abrigadas nas casas de passagem Jardim Botânico e Bairro Novo, que têm canis e alimentação.