Para viver o Natal, valorizar nossas raízes
“A árvore e o presépio são dois símbolos que continuam a fascinar jovens e adultos. A árvore, com suas luzes, recorda-nos Jesus que vem iluminar as trevas e a nossa existência de pecadores e sofredores neste mundo. Como as árvores, também os homens precisam de raízes, pois só quem está enraizado em boa terra permanece firme, cresce, amadurece e resiste às intempéries. É importante valorizar as raízes da vida e da nossa fé”.
Essas são palavras do Papa Francisco que nos convidam a pensar neste tempo do Natal em nossas raízes, em nossas origens, em nossas famílias.
Tanto a árvore de Natal quanto o Presépio representam a acolhida de Jesus na sua pobreza genuína e nos ajuda a redescobrir a verdadeira riqueza do Natal e nos purifica de tantos aspectos, que contaminam o cenário natalino.
O Presépio, que representa a simples família de Nazaré, chama a nossa atenção para um Natal diferente daquele consumista e comercial; recorda-nos a cultivar momentos de silêncio e oração em nossos dias frenéticos e procurar estar com as pessoas que são realmente importantes para nós.
Muitos esquecem-se de suas histórias, de suas origens, passam o Natal distantes, com desconhecidos, pessoas que não são tão importantes em suas vidas. Acabam deixando de lado quem realmente vale a pena.
Cada um de nós percorre caminhos diferentes ao longo da vida. No entanto, a nossa origem está nas nossas raízes que determinam o rumo dos nossos trajetos e os objetivos que nos propomos.
Assim, com o passar do tempo precisamos aprender a valorizar mais nossas raízes e isso pode ser de grande ajuda, pois facilitará o processo de autoconhecimento e favorecerá o nosso crescimento pessoal e espiritual.
Então neste Natal faça diferente! Fique de verdade com a sua família, com quem realmente importa. Ouças as histórias, vibre com as crianças, de atenção aos mais velhos e surpreenda quem você ama, não com presentes materiais, eles são importantes, mas surpreenda com a novidade que é você, com sua nova versão de si mesmo(a) para o Natal. Esse será sim um grande presente.
Desejo um Santo Natal para você e sua família.
Pe. Osni dos Anjos
Reitor do Santuário São Francisco de Assis
Contato: pe.osni@gmail.com