Em discussão, segurança no centro de Curitiba
Encontro foi realizado na sede da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba
A Associação Comercial do Paraná – ACP promoveu uma reunião com representantes da Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Curitiba e sociedade civil organizada para discutir a segurança na região central da capital paranaense. “Se a Rua XV já foi um shopping a céu aberto e a melhor passarela de Curitiba, hoje nós estamos devendo porque é uma região que sofre com moradores de rua e outros problemas dos centros urbanos, como uso de drogas e furtos. E quem lida com eles diariamente precisa se unir e nesse papel a ACP tem uma solução, nós estamos contratando e vamos pagar a instalação de câmeras de segurança e em locais que a Segurança Pública nos indicar como necessário, para que todos possam acompanhar em tempo real a movimentação da Rua XV”, disse o presidente da entidade, Camilo Turmina.
A sugestão da Associação deverá ser protocolada junto à prefeitura de Curitiba para que, em conjunto com os demais órgãos públicos de interesse, possam atuar em conjunto em prol da melhoria para a cidade. “Nós fazemos um olhar preventivo e escutamos a comunidade, discutindo as políticas públicas e ouvindo a coletividade. Estamos sempre abertos ao diálogo para discutir sempre o que há de melhor com a sociedade, uma conciliação de interesses do comerciante, do empresário e do trabalhador como do público flutuante para que juntos possamos encontrar as melhores medidas”, afirmou a representante da Regional Matriz da capital, Rafaela Lupion.
No encontro a capitã da Capitã da Polícia Militar, Carolina Pauleto Ferraz Zancan, da Polícia Militar, fez uma apresentação das ações preventivas que podem ser tomadas pelas pessoas nas ruas para evitar furtos de pertences, como celulares, carteiras e correntes.
Foram apresentadas aos presentes as cartilhas e materiais de comunicação que estão sendo distribuídos para a população com estas orientações e um QR Code que pode ser acessado para que as pessoas possam fazer o Boletim de Ocorrência de maneira online. O Boletim de Ocorrência é fundamental para que as forças de segurança possam fazer o trabalho preventivo e estratégias de proteção à população e combate ao crime.
Também estiveram presentes no encontro o Coronel Péricles de Matos, Secretário Municipal da Defesa Social e Trânsito, Delegado Adjunto da Divisão da Capital Fábio, Delegado Adjunto do Primeiro Distrito Policial Pedro Felipe, Major Carlos Alberto Rocha, Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Major Valter Ribeiro da Silva, do 12º Batalhão da Polícia Militar, Malu Gomes, Coordenadora do Conselho de Saúde da ACP e Secretária da Conseg da Área Central, Marcos Traad, Superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, Maria Lucia Gomes, 1ª secretaria do Conseg da Área Central, Newton Campos, Vice-presidente e Coordenador da Câmara de Segurança da ACP, Rafaela Lupion, Administradora Regional da Matriz da Prefeitura de Curitiba, Thiago Ferro, Direto do Departamento Municipal de Políticas sobre Drogas, Anderson Valtter, Assessor Técnico da Fundação de Ação Social de Curitiba, Roni, Investigador da Divisão da Capital, Paulo Fonseca, Supervisor da Guarda Municipal, Julio Rangel, Presidente do Sindicato dos Joalheiros, entre outros.