Amigos são um tesouro
Pe. Osni dos Anjos
A amizade é um dom, um presente de Deus para nós. A palavra no livro de Eclesiastes em 6,14, diz: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Os amigos são o nosso tesouro e o sinal da presença de Deus e ainda, uma manifestação de seu amor por nós.
O amor de Deus Pai foi-nos revelado em Jesus que, além de nosso melhor amigo, é também o maior exemplo de amizade. Antes de revelar seu poder divino, ele nos mostrou seu lado humano. Com Jesus, aprendemos a amar sem esperar nada em troca, a servir, acolher, unir e criar vínculos. Por isso Jesus disse: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (Jo 15,15).
O grande valor de uma amizade é a sinceridade, pois uma relação verdadeira se constrói a partir de quem somos e não do que temos. Um bom amigo é aquele que mesmo na dificuldade não nos abandona, mas se aproxima, conforta e acalma, é a pessoa que prova que não há condições para amar.
A verdadeira amizade também nos ensina sobre o valor da lealdade. Amigo é aquele que compreende e respeita as nossas fraquezas. Ele nos defende, está sempre presente e não nos abandona. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Pr 17, 17).
Ainda, a amizade nos pede sermos gratos, principalmente quando nossos amigos nos chamam a atenção para o nosso bem. “O amigo não passa a mão quando fizemos algo errado. Está firme ao nosso lado. Puxa a orelha, chama a razão!” (Cora Coralina). Portanto, lembre-se de hoje, quando terminar de ler esse texto, ser grato aos amigos que Deus colocou em seu caminho.