“Movimento Bem Maior em conjunto com ONGs regionais colaboram para transformação social” – Caso na ASID Brasil
Em 2020, a pandemia forçou muitas organizações do terceiro setor ou outros setores que atuam na ponta a percorrerem um processo de rápida transformação
Muitas enfrentaram desafios na manutenção de suas estruturas, finanças e também no atendimento às milhares de famílias assistidas pelos seus diversos programas sociais. Nesse sentido, a pandemia e todo o seu contexto trouxeram uma oportunidade de sairmos de nossas zonas de conforto e nos reinventarmos.
Aqui na ASID Brasil, organização que tem a missão de unir pessoas com deficiência, famílias, voluntários e empresas para a construção de uma sociedade inclusiva, articulamos uma rede de mais de 200 organizações em todo o Brasil que passaram por esse processo de reinvenção. Nós inclusive!
Os desafios de levar assistência, mesmo que remotamente, às famílias, forçaram essas organizações a inovarem em seus métodos de trabalho, buscando formas virtuais e acessíveis. Além de uma grande mobilização em rede para garantir acesso à alimentação básica, EPIs e kits de higiene para que todas as pessoas estivessem seguras durante a pandemia.
Junto a essa rede de organizações e parceiros, criamos a campanha “Esse é um momento de União”, uma iniciativa com o objetivo de ser uma resposta rápida às novas demandas que surgiram em 2020. Nessa campanha, pudemos mobilizar recursos financeiros para atender com kits de alimento e higiene mais de 6 mil pessoas com deficiência e suas famílias em todo o Brasil. Com essa ação, tivemos a oportunidade de conhecer algumas realidades que não tínhamos acesso anteriormente. Vimos regiões de grande vulnerabilidade, onde a logística para entrega de doações durou dias, como no caso da população ribeirinha no interior do Amazonas. Para isso, uma rede de voluntários espalhados em diversas cidades apoiou nos processos logísticos e de gestão da informação.
Entendemos que a solução encontrada responde bem e rapidamente a essa demanda urgente, porém, sabemos que é necessário pensarmos em soluções de médio a longo prazo, que tragam mudanças sistêmicas. Assim, aproveitamos essa conexão com milhares de famílias para coletar informações socioeconômicas e entender os diferentes contextos de cada região.
Com esse levantamento de informações, foi possível criar um novo projeto: Projeto ASAS. O Projeto ASAS foi idealizado para apoiar famílias de pessoas com deficiência a pensarem o futuro e fortalecerem suas redes de amizades. O projeto piloto saiu do papel com o apoio do Movimento Bem Maior. Nele, 62 famílias na região de Curitiba/PR estão passando por um processo de autoconhecimento e quebra de medos, planejando um futuro de inclusão social e autonomia junto aos seus filhos e filhas com deficiência. O projeto acontece de forma virtual, tendo início em janeiro de 2021 e término em agosto desse mesmo ano. Parceiros como o Movimento Bem Maior são essenciais para que essa transformação sistêmica aconteça.
Em 2021, com a disponibilidade de vacinas e recuperação pós-pandemia, acreditamos que os atendimentos presenciais irão voltar aos poucos. E retornaremos com um sentimento de união e solidariedade renovados, pois percebemos que juntos conseguimos passar por todos os desafios.
Leonardo Mesquita Coordenador de Inovação Social & Dados ASID Brasil