O Jornal que fala por você

2021, será um 2020 X

Não! Não quero te deixar desesperado e muito menos como se diz aqui no Paraná “desacorçoado” da vida e sem esperança para o ano que se inicia, mas preciso ser honesto com você, não será um ano melhor somente porque fizemos a transição de um ano para o outro, diga-se de passagem que já fora a mais triste que já tivemos, sim digo isso com muita propriedade pois sou brasileiro e assim como você adoro uma aglomeração e uma boa festa cheia de amigos e comida boa, afinal de contas receber pessoas em casa e poder cozinhar para elas é uma das minhas maiores paixões

Não se engane, não saímos da crise e ela ficará nos rondando por algum tempo, mesmo com as vacinas chegando e a população sendo protegida aos poucos, ainda assim teremos que manter este “novo normal” de mantermos o tal do distanciamento social, continuaremos a usar as famigeradas máscaras que nos protegem mas que dificultam em muito o simples ato de respirar, teremos que continuar não frequentando bares e festas com muita gente, teremos que manter as apresentações distanciadas e talvez até aprender como os japoneses se cumprimentam, cada um no seu quadrado arqueando-se levemente para a frente em um gesto de educação.

No que tange ao mundo dos negócios o ano de 2021 será muito desafiador. A começar com o cancelamento da maior festa tanto nossa quanto no mundo, o nosso carnaval, quer você goste ou não, o fato é que durante este período a economia é sim muito movimentada, pense na quantidade de postos de trabalho e de dinheiro que circula durante estas festas, sim estamos falando em números muito altos, em 2021 já não teremos este fenômeno econômico, o que irá prejudicar muito bares, restaurantes, casas noturnas, pequenos negócios, ambulantes, e vendedores de todo tipo de traquitana para turistas felizes e embriagados, imaginem por exemplo uma baiana que vende acarajé no Pelourinho, vamos dizer que o faturamento aumenta em digamos 40% durante as festas, não este ano. Vamos imaginar as empresas que vendem abadás, camarotes, festas privadas, caterings contratadas normalmente para suprir a parte gastronômica destas festas protegendo e satisfazendo os estômagos dos foliões, não este ano! Sim o turismo no carnaval alimenta a nossa economia, volto a dizer, gostemos ou não da festa.

Lá se vão dez meses de pandemia e de convívio com o Corona vírus no nosso dia a dia, muitos restaurantes fecharam seja parcialmente ou definitivamente, muitos postos de trabalho foram fechados e muitos ainda estão por fechar, alguns ainda agonizam por um simples fato de ter esperança em que logo logo tudo vai passar, mas devo dizerlhes que não, não irá passar tão cedo, e quanto mais cedo assumirmos isso, mais fácil iremos passar, entender, aprender e desenvolver novas habilidades que nos torne mais fortes. Se o tal do “fica em casa” pode te ajudar em alguma ponto da sua vida é o deu que você terá mais tempo para buscar entendimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Em nossa área nunca se teve tantos cursos de on-line de gastronomia, tanto na parte de ensino de preparo de pratos, bem como na parte de gestão de negócios, se você for um pouco curioso dá para quase se tornar PHD nestes assuntos devido ao enorme número de gurus nos ensinando em “como sair da crise”, não se engane, vá atrás daqueles que tenham propriedade no que ensinam, aprenda, progrida, cresça. Penso que o ano de 2021 será o ano do aprendizado, o ano do preparo para que em 2022 sejamos todos vencedores por ter passado por momentos tão difíceis que ainda estão por vir.

De minha parte, sigo divagando sobre comida, sigo cozinhando para menos convidados, agora só para a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *