Gestão de frotas com dados e telemetria
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) transformou a sua gestão de frotas para um modelo data-driven com a adoção das soluções de telemetria e rastreamento da Creare Sistemas
A Copel atende a cerca de 394 municípios no Paraná e tem linhas de transmissão nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, implementou no final de 2018 o FrotaLOG, qualificando o controle de sua frota com dados e monitoramento em tempo real.
A solução abrange cerca de 2700 veículos – de motos e veículos de passeio a caminhões leves e pesados – e cerca de 6 mil condutores a serviço da Copel e suas subsidiárias (geração e transmissão). Além da telemetria do veículo, os veículos contam com sensores para a identificação de cada condutor, garantindo que cada informação seja ligada não apenas ao veículo certo, mas também ao motorista certo.
Com a nova solução, a Copel expandiu o escopo no seu controle de veículos e condutores, que antes contava apenas com registro de horário de rodagem e velocidade dos veículos. Hoje, a Copel conta também com informações para identificar e prevenir infrações, agindo com maior assertividade na educação dos condutores.
“Nós já contávamos com políticas de educação e boas práticas em nosso dia a dia, mas nos faltava a tecnologia para assegurar que nossa estratégia está sendo aplicada efetivamente. Com o novo sistema, temos os subsídios para esta análise e a melhoria constante”, destaca Luis Fernando Strugata, gerente de departamento de logística de serviços da Copel.
Antes de usar o FrotaLog, a Copel já contava com uma equipe dedicada à leitura e análise dos dados da frota. Entretanto, desde o final de 2018, este trabalho foi potencializado com a utilização do BI da solução, criando relatórios e insights com dados em tempo real.
“Hoje nossa análise abrange aspectos que antes não tínhamos, como tipos de condução baseado em dados como aceleração, georreferenciamento e controle de rotas com o uso de cercas eletrônicas, etc. Com isso, foi possível reduzir o número de quilômetros rodados desnecessariamente. Estamos fazendo mais com uma estrutura mais enxuta”, aponta Strugata.
A nova gestão baseada em dados também contribuiu para um modelo recente de alocação de veículos que a empresa está utilizando. A Copel tem cerca de 22 pools de compartilhamento de veículos espalhados pelo estado. Com as informações de rodagem, a companhia passou a saber melhor sobre o uso de sua frota, destinando os recursos certos para cada pool.
“Os dados entregues pela telemetria e pelos BIs nos ajudam a estar preparados para todo tipo de cenário. Nos dá as informações para educar os condutores em questões de segurança, nos auxiliam a otimizar nossos processos, e também nos dá suporte para as inovações que fazemos em nossa frota”, resume Strugata.
“A Copel é uma empresa referência no Brasil no segmento de energia, sendo reconhecida pela qualidade de seus serviços. E para a Creare, é um privilégio ter sido selecionada pela Copel e poder participar deste sucesso, apoiando a empresa com nossa ferramenta Frotalog e serviços de monitoramento de frotas”, afirma Paulo Renato Jotz, diretor de Marketing da Creare Sistemas.
LEGENDA: Empresa paranaense, com mais de 2,7 mil veículos e 6 mil condutores, empregou tecnologia de dados para monitorar operações e otimizar processos – Foto: Pixabay