Comunidade e Prefeitura preparam nova horta
Terreno de onde foram retirados 20 caminhões de entulho irá beneficiar 15 famílias
Quem passa pela Rua Adelino Vessossi, na Vila Rigoni, ao lado do Parque Guairacá, já nota a mudança na paisagem. Um terreno antes tomado por entulho está limpo, cercado, com terra nova e adubada. Tudo preparado para virar a nova horta comunitária do bairro Fazendinha.
O trabalho começou em novembro com forte envolvimento da comunidade e de técnicos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Regional Portão. A previsão é inaugurar a nova horta em janeiro de 2020.
A Prefeitura Municipal limpou o terreno, de onde foram retirados 20 caminhões de entulho. Nova terra e adubo foram espalhados, e o terreno cercado.
“A comunidade ajudou em todas as tarefas, desde a limpeza ao plantio. A horta está sendo feita a várias mãos”, disse Hercília de Oliveira Schneider, chefe do Núcleo Regional Segurança Alimentar e Nutricional.
No lugar do entulho serão cultivadas hortaliças, flores comestíveis e um jardim de mel para ajudar na polinização.
A horta será cultivada e cuidada por 15 famílias da comunidade. O plantio é a última das etapas, que terá 15 canteiros grandes, um por família, e outros cinco menores dedicados ao cultivo de PANCs (Plantas Alimentares Não Convencionais).