Luz no fim do túnel
Por Mary Derosso
Contrariando a expectativa de políticos com o pé quase dentro da cadeia, e que querem se safar com facilidade, a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 166/2018, que possibilita a retomada da prisão em segunda instância. Foram 22 votos favoráveis e apenas um contrário. O projeto foi mantido na pauta deste ano por decisão da presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB/MS), após receber um manifesto, articulado e entregue pelo senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR), com assinatura de 43 senadores que se declararam favoráveis à matéria.
Luz no fim do túnel II
O Projeto de Lei do Senado 166/2018, do senador Lasier Martins (Podemos-RS), já havia passado pela primeira aprovação, no dia 10 de dezembro e precisava ser confirmado em turno suplementar na CCJ. O texto tem caráter terminativo, ou seja, vai direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que pelo menos nove senadores requeiram a votação da proposta também no plenário da Casa. Na prática é isso que deve acontecer.
Ano que vem temporada aberta de caça aos votos
Então, 2020 será um ano de eleições municipais em todo o Brasil, para a eleição de prefeitos e vereadores. Uma boa parte dos vereadores e prefeitos que desejam concorrer a reeleição, já está preparados para colocar os pés nas ruas (ou melhor mostrar serviço). Depois de um longo tempo distante de seu eleitorado, já ensaiam sorrisos, acenos, abraços e apertos de mão, isso sem falar em convites para inúmeros cafezinhos, almoços e jantares.
Olho vivo
Maquinário nas ruas, obras por todas as partes e muitas promessas esquecidas dentro das gavetas, sendo colocadas em prática. Quanto compromisso com a população. Quanta preocupação com as cidades. O grande problema não diz respeito aos políticos que desejam se reeleger, mas ao eleitor que não analisa os candidatos antes de votar e por puro desencargo de obrigação eleitoral, vota no candidato, cujo santinho pegou no chão, ou naquele candidato que concorre à reeleição e que não fez nada por sua cidade. Olho vivo pessoal.
No mais, Feliz Natal e Um Próspero 2020.