Praça Segura coíbe uso de drogas em espaços de lazer
GM realizou 19 ações noturnas este ano, com abordagem de 595 pessoas
Há dois anos, o grupo de corrida de rua Companhia dos Cavalos adotou a Praça Menonitas, no Boqueirão, como local para os treinos noturnos. Nesse período, viram o lugar ganhar melhorias da Prefeitura e se sentem mais seguros.
“Além melhor iluminada, a grama da praça está sempre cortada. São cuidados importantes para que o local seja bem frequentado”, avalia o auxiliar administrativo Chardie Batista, 34 anos, um dos atletas amadores do grupo.
A contribuição da Guarda Municipal para garantir a segurança também é fundamental e desde o início de 2018 ela realiza na regional a Operação Praça Protegida. O objetivo é coibir o uso de drogas e a perturbação do sossego nesses locais. São 72 praças e jardinetes da Regional Boqueirão.
Só neste ano, foram realizadas 19 ações noturnas, em que a GM abordou 595 pessoas. Os guardas fazem revistas, checam documentos e dão orientações os frequentadores.
A Operação Praça Protegida mais recente foi realizada no dia 27 de junho, na Praça Menonitas, em conjunto com a Polícia Militar e a Setran, abordando 165 pessoas.
Resultados positivos
“Na maioria dos locais em que passamos, houve diminuição do número de reclamações e de atividades indevidas nas praças após as abordagens”, afirma o chefe do Núcleo de Defesa Social da Regional Boqueirão, o inspetor Vilson Antônio Stempinhaki.
A Operação Praça Protegida atende pedidos da população feitos à Central 156, à Defesa Social e em reuniões nos Conselhos de Segurança dos quatro bairros da regional (Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão) para que houvesse mais presença da Guarda nesses espaços públicos para coibir o uso de entorpecentes.
Os locais para as abordagens são escolhidos conforme a prioridade dos registros de reclamações.
Apoio da população
O veterinário Tiago Sell, 36 anos, usa a praça como local de atividade física orientada por um personal trainer e apoia o trabalho.
“É importante a fiscalização da Guarda Municipal para inibir quem vem para a praça fazer o uso de drogas”, diz Tiago Sell.
O inspetor Stempinhaki destaca que a ação, em conjunto com as benfeitorias feitas pela Prefeitura nos bairros da Regional Boqueirão, contribuem para levar a população a ocupar os espaços públicos em segurança também à noite.
“A melhora da iluminação e o corte da grama de um espaço público são ações que melhoram a sensação de segurança à comunidade”, explica.
Boqueirão, Guarda Municipal, lazer, Praça Segura, Prefeitura de Curitiba